Na verdade esse blog é, além de um espaço de expressão pessoal, uma fuga cibernética e ponte de acesso à alguns textos, poesias, talvez acontecimentos, visando a evolução artística e descarrego sentimental do eu lírico que é senão, expressão pura do Ser !
quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
Condução
Moreno, como
usual, levantou-se cedo na manhã de segunda para seguir ao trabalho. Tomou do
copo e engoliu o gole do café para amaciar o pedaço seco do pão que mastigava.
Com a mesma facilidade com que envolveu o copo, tomou Magnólia nos braços, que
ainda tinha o corpo mole do sono, e deu-lhe um beijo na boca, na beira da pia.
Pegou as chaves e a carteira, abriu a porta, esboçou um sorriso de despedida e
se foi. Caminhou lentamente o caminho entre a sua casa e a estação ferroviária,
aproveitando para notar a paisagem por ter acordado alguns minutos mais cedo.
Quanto mais próximo ficava da estação, mais aumentava o movimento de pessoas
nas ruas, andando em procissão, em velocidades diferentes, todas na mesma direção.
O cheiro de fubá e de milho das barraquinhas de vendedores que ganhavam a vida
no comércio, misturados ao forte odor de piche que pulsavam das chaminés fabris
tornavam o ar enjoativo. Moreno subiu as escadas da estação envolto por pessoas
de todos os lados, o coro parecia um só corpo ganhando espaço, pé por pé,
avançando escada acima. Antes que passasse pela roleta, o trem vinha chegando,
e algumas pessoas se soltaram do grupo para se apressar para pegar o trem no
horário. Moreno apenas deixou-se levar pela multidão que ditava os seus passos.
O trem já vinha cheio e a estação cuspia gente para todos os lados. Mas quem
trabalha tem horário e o povo é maestro em fazer caber gente onde já não é mais
possível. A massa se comprimia no pequeno espaço do vagão e não respeitava
gênero nem idade ou coisa do tipo. Na manhã de verão, antes das 7 horas, o
ambiente já era fétido e os corpos suavam o mesmo suor que viria minutos mais
tarde em horário de expediente. Moreno observava tudo atônito, como o sempre
fazia. Apesar da rusticidade corporal, era muito sensível e sentia o palpitar
de tudo o que estava a sua volta quando o queria. No espaço fechado notava os
rostos dos trabalhadores transeuntes; no rosto negro de um mecânico ele
identificou um talho, provavelmente fruto de alguma luta. Os homens das
estações tinham fama de brigões, mas também de serem muito batalhadores. Bom,
também haviam os pilantras, e desses o trem estava cheio, Moreno sabia
identificá-los, mas eles sabiam respeitá-lo. Aliás, apesar da falta de ética ou
de oportunidades, havia algo como um código moral dentro dos vagões daquelas
linhas, ladrão não roubava trabalhador que molhava o rosto antes do sol
amanhecer para chegar no serviço. De vez em quando aparecia algum estudante
metido a intelectual ou alguma madame perdida pela cidade que servia de ganha
pão para os malandros. Dentro do trem algumas pessoas riam e caçoavam da
situação em que se encontravam, dos corpos espremidos, do mal odor, dos ossos
estalando e das posições quais as dos malabaristas. Uns reclamavam do
governador, outros do prefeito, outros da empresa de transportes públicos, e os
mais pessimistas reclamavam da pobreza. Aliás, todos eram muito pobres e para
isso não era necessário muita inteligência ou sensibilidade. Além do mais morar
naquela parte da cidade não era privilégio para ninguém, um lugar tão violento
com pessoas tão mal educadas, diziam os Diários e Clarins. A pobreza, e nesse
caso não a econômica, estampava-se no rosto de muitas pessoas no trem em que
estava Moreno. Os homens e mulheres que seguiam rumo ao centro tinha as feições
embrutecidas. Os rostos eram fechados com traços e rugas nervosos. Os sulcos se
ramificavam nos pés dos olhos e as testas tinham rugas de expressão aos montes
cultivadas pelo trabalho do tempo e pela exposição ao sol. Os olhos se
escondiam nas fundas órbitas enegrecidas. Os lábios cerrados ou abertos, todos
bufando o esforço do malabarismo férreo. As mãos que seguravam os corpos
inertes às barras de ferro, essas eram cascudas e tinham no mínimo uns 4
centímetros de pele grossa revestida de barro e coisas mais. As unhas fortes
fincadas nos dedos roliços pareciam as raízes de algum oitizeiro centenário.
Moreno se identificava naquele meio e sentia tristeza de ver o seu povo sofrer
tanto, de ver as suas mulheres trabalharem tanto, de ver seus homens morrerem
tão cedo e de ver, ou melhor, não ver um futuro bom pras suas crianças. Tudo o
que ele fazia era produzir. E não tinha que fazer sentido, só tinha que dar
resultados. No trem lotado de gente triste e cabisbaixa, a vida era senão uma
tragédia ou uma poesia muito triste.
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